Accionistas da PT ficam com 37,4% da Oi

Accionistas da PT ficam com 37,4% da Oi
| Economia
Porto Canal / Agências

A Portugal Telecom concluiu o período de subscrição de ações no âmbito do aumento de capital com a Oi, passando os seus acionistas a deterem 37,4% da brasileira, logo após a liquidação da operação, anunciou hoje a operadora portuguesa.

Segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Portugal Telecom (PT) informa que "imediatamente após a liquidação do aumento de capital a PT irá deter, direta e indiretamente, 37,4% do capital social da Oi, incluindo 40,7% do capital social com direito de voto da Oi", excluindo a participação indireta detida através da Telemar Participações e a AG Telecom Participações.

O documento explica, contudo, que depois da conclusão de todas as operações societárias, a PT passará a deter uma posição mínima de 37,3% do capital.

A liquidação do aumento de capital está prevista para 05 de maio de 2014, devendo nessa data a PT proceder à liquidação em espécie das ações por si subscritas no aumento de capital.

A liquidação da oferta nos Estados Unidos da América está prevista para 02 de maio, a tempo da liquidação de negociações realizadas na bolsa de Nova Iorque durante o dia de hoje, e no Brasil para 05 de maio, com a liquidação de negociações realizadas na bolsa de São Paulo prevista 30 de abril.

O comunicado refere que serão emitidas 2.142.279.524 ações ordinárias ao preço de 2,17 reais por ação e 4.284.559.049 ações preferenciais ao preço de dois reais por ação, num total de 13,127 mil milhões de reais (4,226 mil milhões de euros).

O número de ações inicialmente emitidas poderá ser aumentado em até 15% durante um mês, a contar a partir de hoje, através do lote suplementar, até um valor máximo de 742 milhões de reais (239 milhões de euros).

A PT subscreveu no total cerca de 1.045.803.934 ações ordinárias e 1.720.252.731 ações preferenciais emitidas pela Oi, equivalentes a 5,7 mil milhões de reais (1,75 mil milhões de euros).

"A ação PT manter-se-á cotada até à conclusão da fusão com a TmarPart", diz o comunicado, acrescentando que na sequência da fusão, os acionistas da operadora portuguesa irão receber 3,64 ações da TmarPart por cada ação da PT.

Adicionalmente, e sujeito a aprovação pela assembleia-geral, os acionistas da PT receberão, antes da conclusão da combinação de negócios, um dividendo de 10 cêntimos de euro por ação.

O passo seguinte é a realização de assembleias gerais de acionistas das duas operadoras para a aprovação final da fusão.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.