Diretores do Amadora-Sintra pedem revisão urgente do diploma que o desclassifica

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 abr (Lusa) -- Os diretores de serviço do Amadora-Sintra apelaram à "revisão urgente" da portaria que retira diversas valências àquele hospital e prejudica perto de 200 mil utentes, numa carta enviada à administração, e aguardam decisão da tutela até final da semana.

A portaria em causa foi publicada em Diário da República no dia 10 de abril e categoriza os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em grupos de I a IV, hierarquizando as unidades de acordo com a natureza das suas responsabilidades e as valências exercidas, e em alguns casos retira-lhes valências, em função da sua classificação.

A carta de repúdio contra esta portaria que se aplica "de forma cega à rede hospitalar de todo o país" foi assinada por 99% dos diretores de serviço do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), disse à Lusa Helena Nunes de Almeida, chefe de serviço da Unidade Autónoma Urgência e Cuidados Intensivos Pediátricos.

A carta foi formalmente entregue no dia 22 de abril à administração do hospital, disse Helena Nunes de Almeida, adiantando que "a administração está a desenvolver esforços no mesmo sentido".

"Não sabemos resultados, não nos foram dadas garantias, mas até ao fim da semana está em negociações com tutela", acrescentou.

A responsável considerou que a decisão não poderá vir muito depois disso, porque esse é praticamente o período que as administrações regionais de saúde (ARS) têm para propor a diminuição das valências médicas.

As ARS dispõem de 30 dias desse a publicação do diploma para reformular as áreas dos hospitais.

Na missiva, os responsáveis hospitalares lembram que o Amadora-Sintra é um hospital "com características excecionais pela área enorme que serve (650 mil a 800 mil habitantes) e pela diferenciação que atingiu, servindo com cuidados excelência, na grande maioria das valências clinicas, essa população de características muito específicas".

A imposição da portaria sem levar em consideração essas características implicará a redução da área de influência em cerca de 200 mil utentes, "que serão reencaminhados para listas de espera de outros hospitais mais distantes, no prazo de um mês", alertam.

O documento sublinha ainda que a aplicação do disposto no diploma levará "ao possível encerramento das especialidades de obstetrícia, neonatologia, neurorradiologia, cirurgia plática, cirurgia maxilo-facial, cirurgia pediátrica, anatomia patológica, cujo desempenho é dos melhores e mais volumosos do país".

AL // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.