EUA estão a encarar a China "como um adversário", acusa jornal chinês

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 29 abr (Lusa) -- Um influente jornal chinês acusou hoje a administração norte-americana de encarar a China "como um adversário", afirmando que "os Estados Unidos mostraram as suas verdadeiras cores" durante o último périplo do Presidente Barack Obama pela Ásia.

"De Tóquio a Manila, Obama tentou escolher as suas palavras para não antagonizar Pequim", mas "é cada vez mais óbvio que Washington está a encarar a China como um adversário", afirma o China Daily num editorial sobre a visita do Presidente norte-americano a quatro países asiáticos, concluída hoje nas Filipinas.

A visita, que incluiu a Malásia e a Coreia do Sul, "tem a ver, essencialmente, com o desconforto de Washington e dos seus aliados acerca da ascensão da China", diz o jornal.

Japão e Filipinas mantêm um aceso contencioso com Pequim quanto à soberania das ilhas Senkaku (Diaoyu, em chinês) e de vários arquipélagos do Mar do Sul da China, que o governo chinês considera parte integrante do seu território.

Na segunda-feira, numa conferência de imprensa com o homólogo filipino, Benigno Aquino, Obama disse que os Estados Unidos têm "uma relação construtiva com a China" e não a desejam conter, mas segundo o jornal, "ao coligarem-se com os seus conflituosos aliados, os Estados Unidos apresentam-se eles próprios como uma ameaça à segurança da China".

"Washington tem de aceitar que a China continuará a crescer, embora não venha a seguir a via hegemonista dos Estados Unidos", adverte o China Daily, o primeiro diário oficial de língua inglesa do país, lançado no início da política de "Reforma Económica e Abertura ao Exterior, há cerca de 30 anos.

AC // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.