AI denuncia bloqueio do Governo de Nauru a centro de imigrantes australiano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 29 abr (Lusa) - A Amnistia Internacional (AI) denunciou hoje que o Governo de Nauru, uma ilha do Pacífico, lhe negou o acesso ao centro de detenção de imigrantes que a Austrália detém naquele Estado insular.

A ONG considera que este bloqueio visa evitar o escrutínio público do local, onde acredita que os direitos dos imigrantes são violados.

Segundo a AI, o Governo de Nauru argumentou que a recusa é baseada "nas circunstâncias atuais e na sobrelotação do espaço", apontando outras alternativas para a visita.

"A recusa de Nauru à revisão, independentemente das condições do centro de detenção, é mais um aspeto negativo no sistema da Austrália no tratamento de pedidos de asilo a países terceiros", disse Rupert Abbott, subdiretor de divisão da AI da região da Ásia Pacífico.

A medida ocorre três semanas depois de Nauru negar o acesso a este centro invocando "dificuldades práticas", a um grupo de inspetores da ONU que investigam casos de detenção arbitrária.

A ONG juntamente com a agência dos refugiados da ONU (ACNUR) e outros organismos, relataram em diversos documentos as condições precárias e de maltratos dos imigrantes em Nauru, assim como em outro centro de detenção australiano em Papua, Nova Guiné.

Muitos dos imigrantes fugiram dos conflitos no Afeganistão, Darfur, Paquistão, Somália e Síria, e outros escaparam à discriminação e deportação da Birmânia, Bidun, e da região do Golfo.

FAR // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.