Obama compromete Washington na defesa de aliados como as Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 29 abr (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reafirmou hoje a validade do tratado de defesa mútua com as Filipinas e assegurou que Washington jamais deixará os seus aliados sozinhos numa ameaça externa.

"O nosso compromisso com a defesa das Filipinas está blindado. Os nossos aliados nunca estarão sós", disse Obama no seu último dia de visita ao continente asiático.

"Obrigado pelo vosso apoio, por nos fazerem sentir tão orgulhosos. Juntos, conseguimos preservar a paz e segurança dos nossos países", afirmou o Presidente norte-americano numa visita a uma base militar filipina em Manila.

Obama desembarcou em Manila na segunda-feira, horas depois dos dois países assinarem um acordo de 10 anos de cooperação na área de defesa que prevê uma maior presença militar dos EUA nas Filipinas.

As Filipinas são a quarta e última escala da visita à Ásia do presidente Barack Obama, que em seis dias visitou o Japão, Coreia do Sul e Malásia, onde abordou temas como a segurança marítima da região, tensões nas China, ameaças da Coreia do Norte e também a crise na Ucrânia.

FAR // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.