BE quer defensores da austeridade a “bazar” com bilhete só de ida

| Política
Porto Canal

O Bloco de Esquerda (BE) organizou hoje uma ação onde voltou a rejeitar o tratado orçamental e se passeou com um objeto a simular um avião da "Bazem Airlines", com bilhetes só de ida para diversas personalidades.

O Presidente da República, Cavaco Silva, o chefe do Governo, Pedro Passos Coelho, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e também figuras do PS, como o secretário-geral António José Seguro e o cabeça de lista às europeias, Francisco Assis, foram alguns dos "contemplados" com um bilhete só de ida, numa ação que contou com a cabeça de lista bloquista às europeias, Marisa Matias, e a coordenadora do partido Catarina Martins.

"Há pelo menos duas questões em que há uma linha divisória clara" entre o BE e PSD, CDS-PP e PS, diz Marisa Matias: "a austeridade, no centro desta questão, e o tratado orçamental. Entendemos que não é compatível a adoção do tratado orçamental com uma política de esquerda, de maior justiça social", declarou à agência Lusa.

A candidata, em conjunto com Catarina Martins e o mandatário da campanha para as europeias, esteve presente numa ação com jovens, na Rua do Carmo, no centro da cidade, onde foi apresentado o material de campanha para as europeias destinado aos jovens, entre os quais um desdobrável com um avião de papel da "Bazem Airlines".

À Lusa, Marisa Matias lembrou que muitos jovens têm vindo a ser "forçados" a sair de Portugal, "de avião ou por outros meios", em virtude da política de austeridade que urge "pôr a andar" para fora do país.

"São mais de 120 mil em cada ano [que emigram]. Às vezes não só jovens, mas maioritariamente jovens que não têm aqui alternativa de emprego, num país em que a taxa de desemprego jovem supera os 40%", sublinhou a eurodeputada e novamente candidata ao Parlamento Europeu.

Um voto no BE nas eleições de 25 de maio representa, diz Marisa Matias, um voto "em quem quer romper com este ciclo de políticas" e não se prender na esquerda do PS, que votou favoravelmente o tratado orçamental europeu de limites da dívida e do défice.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.