Encerramento de empresas desce 18,1% no 1º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 de abril (Lusa) - Um total de 3.563 empresas encerraram no primeiro trimestre de 2014, o que representa uma descida de 18,1% face ao mesmo período do ano passado, indica uma análise realizada pela Informa D&B, hoje divulgada em comunicado.

"Esta descida mantem a tendência já registada no ano de 2013, sentida ao longo de todos os trimestre do ano", nota a empresa.

Em termos absolutos, a maior descida no número de encerramentos deu-se nos setores do retalho, com menos 27,3% de situações ocorridas, dos serviços (menos 18,8%) e da construção (menos 20,1%).

Por outro lado, foi também nestes três setores que, apesar das descidas homólogas, se deu o maior número de encerramento de empresas. De acordo com os dados analisados pela Informa D&B, nos serviços fecharam 914 empresas, seguido do retalho com 611 encerramentos e da construção, com 466.

Em termos geográficos, houve menos empresas a fechar em 77% dos distritos portugueses, incluindo aqueles onde se registou maior quantidade de encerramentos.

Em Lisboa, registaram-se 1.079 encerramentos de empresas durante o primeiro trimestre, o que corresponde a uma descida de 17,4% em termos homólogos. No Porto, fecharam 594 unidades, o que representa uma diminuição de 21,8%, em Braga 328 (menos 11,8%) e em Aveiro, 205 (menos 23,2%).

No que respeita às insolvências ocorridas entre janeiro e março deste ano, registou-se uma diminuição de 16,6%, para um total de 1.297 novos casos. "A tendência de descida já havia ocorrido em 2013, o primeiro em cinco anos a registar um decréscimo de insolvências", nota a Informa D&B.

De acordo com os dados analisados pela empresa, a redução nas insolvências foi mais acentuada nos primeiros dois meses do ano, com menos 17,4% e menos 22,2% em janeiro e fevereiro, respetivamente. Já em março, a descida foi menor, com uma queda de 8,8%.

Entre os processos registados, a apresentação à insolvência desceu 31,8%, sendo a responsável pela redução no número de insolvências durante o período em análise. Já as insolvências requeridas "mantêm-se em níveis muito semelhantes às do período homólogo, registando apenas um ligeiro aumento (2,8%)", acrescenta.

Em relação aos Processos Especiais de Revitalização, introduzidos em abril de 2012, contemplaram neste primeiro trimestre um total de 250 entidades, contra 247 no mesmo período do ano passado, indica também a Informa D&B, numa análise que incluiu ainda a constituição de novas empresas.

IYS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.