Quase 90% da emissão de dívida do BES foi colocada no estrangeiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 abr (Lusa) - Os investidores estrangeiros ficaram com 89,5% da emissão de dívida hoje feita pelo Banco Espírito Santo (BES), no montante de 750 milhões de euros, tendo o cupão (juro nominal) sido fixado nos 2,625%, segundo fonte ligada à operação.

Na alocação final, ao nível da distribuição geográfica, a fatia de 'leão' ficou nas mãos de investidores europeus, com a Itália à cabeça (21%), seguida pelo Reino Unido (20%), Alemanha (11%), França (11%) e Espanha (7%), avançou à agência Lusa a mesma fonte.

Os restantes 10,5% dos títulos de dívida emitidos pelo BES foram adquiridos por investidores portugueses.

No que toca ao tipo de investidor, as gestoras de ativos arrecadaram 67% da emissão, seguidas pelos bancos (13%), pelas seguradoras (11%) e pelos 'hedge funds' [fundos de investimento de alto risco] (6%).

O BES concluiu hoje uma emissão de dívida com maturidade de três anos, no montante de 750 milhões de euros, tendo a procura quase duplicado a oferta disponível, disse à Lusa fonte do banco.

A entidade liderada por Ricardo Salgado pagou um 'spread' de 208 pontos base, mais a taxa 'mid-swap', pelo que o cupão da emissão foi de 2,625%, tendo a procura alcançado os 1,4 mil milhões de euros, quase o dobro da oferta, segundo a mesma fonte.

No total, participaram na emissão de dívida sénior do BES cerca de 150 investidores, numa operação conduzida pelo BES Investimento, o Deutsche Bank, o HSBC, o JP Morgan e o Société Générale.

DN // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.