Criação de empresas desce 12,4% no primeiro trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 de abril (Lusa) - A criação de empresas em Portugal registou uma descida de 12,4% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2013, indica uma análise da Informa D&B que foi hoje divulgada em comunicado.

Durante os primeiros três meses deste ano, foram constituídas 10.618 novas empresas, o que representa 120 novas empresas por dia, mas uma descida total de 1.504 em termos homólogos.

No entanto, de acordo com a diretora-geral da Informa D&B, Teresa Menezes, "o decréscimo das constituições face a 2013 concentra-se essencialmente no mês de janeiro e já era expetável, já que janeiro de 2013 foi o melhor mês de nascimentos [criação] dos últimos cinco anos, caracterizado por um número muito elevado de constituições de sociedades unipessoais".

Já os valores de fevereiro e março deste ano aproximam-se mais dos que tinham sido registados em 2013, "que foi o melhor ano desde 2009 no que refere a nascimentos de empresas", acrescenta Teresa Menezes, citada no comunicado.

O setor de serviços é aquele no qual nasceram mais empresas no primeiro trimestre deste ano, com a constituição de 3.317 novas sociedades, seguindo-se o retalho (1.647) e a restauração (1.148).

No entanto, é nas telecomunicações que a criação de empresas assume uma maior importância, uma vez que aquelas que foram constituídas durante os últimos 12 meses representam 14,9% do total de empresas neste setor.

Seguem-se os setores da agricultura, pecuária, pesca e caça, e também do alojamento e restauração, nos quais as empresas criadas têm um peso de 10,8% no número de sociedades existentes, em cada um destes setores.

Lisboa, Porto e Braga são os distritos onde se registaram mais nascimentos de empresas em termos absolutos durante os primeiros três meses deste ano, respetivamente 2.940, 2.027 e 944 novas entidades, indica também a Informa D&B, que analisou ainda o encerramento e insolvência de empresas durante o mesmo período.

IYS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.