AGIM lança modelo técnico para produção de mirtilos ao ar livre

| Economia
Porto Canal / Agências

Sever do Vouga, 28 abr (Lusa) - A Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (AGIM), com sede em Sever do Vouga, está a lançar um Modelo Técnico para a produção de mirtilos ao ar livre, no norte e centro do país, anunciou hoje aquela associação.

Com o objetivo de aumentar o potencial produtivo das plantações, a AGIM está a promover a apresentação em vários municípios do país do Modelo Técnico, documento elaborado com o objetivo de disponibilizar, a todos os técnicos e produtores interessados, um conjunto de orientações técnicas para a produção de mirtilo ao ar livre, na região Norte e Centro do país.

O Modelo Técnico foi elaborado pela AGIM no âmbito do projeto Cluster dos Pequenos Frutos, juntamente com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a associação PortugalFoods, e discutido com técnicos da fileira.

Sem dispensar o acompanhamento dos técnicos, pretende ser "um guia que contenha as principais orientações técnicas do que deve ser adotado para a produção em solo do mirtilo em Portugal", nas zonas Norte e Centro.

"Com este documento pretende-se elevar o nível do conhecimento técnico na cultura do mirtilo em Portugal e contribuir para criar o consenso possível ao nível dos princípios e orientações básicas desta cultura, de modo a elevar o potencial produtivo das plantações em quantidade e qualidade das suas produções e minimizar ou reparar erros de instalação que estão a ser cometidos um pouco por todo o país", justifica a AGIM.

O Modelo Técnico para a produção de mirtilos ao ar livre nas regiões Norte e Centro de Portugal já foi apresentado nos municípios de Resende, Braga e Vila Real, estando programadas apresentações em Viseu (sexta-feira, 02 de maio, pelas 14:30 no auditório da Câmara Municipal), Vila Verde (10 de maio, às 10:00 na Biblioteca Municipal), Viana do Castelo (16 de maio, pelas 14:30 no auditório da Biblioteca Municipal) e na Guarda (23 de maio, 10:30 na Quinta da Maúnça).

O Cluster dos Pequenos Frutos é promovido pela AGIM e tem como co-promotor o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e como parceiros o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a associação PortugalFoods.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.