Rússia promete resposta "dolorosa" a sanções dos EUA no envolvimento de Moscovo na crise na Ucrânia

Rússia promete resposta "dolorosa" a sanções dos EUA no envolvimento de Moscovo na crise na Ucrânia
| Mundo
Porto Canal

A Rússia prometeu hoje dar uma resposta "dolorosa" às novas sanções anunciadas pelos Estados Unidos contra sete responsáveis políticos e 17 empresas russas pelo envolvimento de Moscovo na crise na Ucrânia.

"Vamos responder, com certeza", afirmou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Riabkov, citado pelas agências russas.

"Estamos certos de que essa resposta terá um efeito doloroso para Washington", acrescentou.

O vice-ministro escusou-se a dar pormenores, mas afirmou que a Rússia tem um "amplo leque" de opções.

A Casa Branca anunciou hoje em comunicado o alargamento das sanções impostas à Rússia a sete novos responsáveis políticos e 17 empresas com ligações ao círculo mais próximo do Presidente russo, Vladimir Putin.

No comunicado, Washington afirma que a medida é uma "resposta à intervenção ilegal da Rússia na Ucrânia e aos atos provocatórios que debilitam a democracia ucraniana e ameaçam a sua paz, segurança, estabilidade, soberania e integridade territorial".

Para Riabkov, as novas medidas norte-americanas apenas contribuem para aumentar a tensão na Ucrânia e as palavras usadas para as justificar "mostram que os Estados Unidos perderam completamente o contacto com a realidade".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.