Covid-19: Concelhos próximos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira em avaliação

Covid-19: Concelhos próximos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira em avaliação
| Norte
Porto Canal com Lusa

A ministra da Saúde disse hoje que há concelhos na região Norte que "merecem maior preocupação" e estão a ser avaliados "muito concretamente" pelas autoridades de saúde, nomeadamente aqueles que ficam próximos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.

"Neste momento estamos a avaliar a situação epidemiológica, não só de todo o país, mas muito concretamente de alguns concelhos da região Norte e há concelhos que merecem maior preocupação, designadamente concelhos limítrofes porque a confluência geográfica e a movimentação de pessoas são fatores que agravam o risco, estamos a avaliar essa situação", disse Marta Temido na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

A ministra sublinhou que foi declarada no país a situação de calamidade para se poder ter "uma margem de manobra que permita agravar as medidas se for necessário".

Sobre as medidas de restrição decretadas na quinta-feira pelo Governo para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, a governante afirmou que foi uma combinação de fatores que levou à decisão relativa a estes três concelhos.

"O que levou a tomar esta decisão teve a ver com a incidência de novos casos ao longo dos últimos sete e 14 dias, mas também com a velocidade de crescimento de novos casos e com a pressão que se está a sentir em termos de capacidade de resposta de serviços de saúde", explicou.

Marta Temido referiu que se trata de "uma análise combinada de aspetos numéricos e fatores de capacidade de resposta e preocupação com a saúde desta população", uma vez que são áreas geográficas com uma elevada densidade populacional e onde o risco de transmissão e de incidência é o mais alto do país.

Desde as 00:00 de hoje que concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, no distrito do Porto, têm o dever de permanência no domicílio, a proibição de quaisquer eventos com mais de cinco pessoas, bem como a obrigatoriedade de os estabelecimentos encerrarem às 22:00 e o teletrabalho ser obrigatório para todas as funções que o permitam.

Portugal contabiliza hoje mais 31 mortos relacionados com a covid-19 e 2.899 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim hoje divulgado, desde o início da pandemia de covid-19 Portugal já contabilizou 112.440 casos confirmados e 2.276 óbitos.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.