Covid-19: Morreu uma idosa no hospital de Évora ligada ao surto de Vila Viçosa

| País
Porto Canal com Lusa

Vila Viçosa, Évora, 23 out 2020 (Lusa) - Uma idosa de 86 anos relacionada com o surto do vírus da covid-19 em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa morreu hoje à tarde no hospital de Évora, onde estava internada, disse fonte hospitalar.

A fonte do Hospital do Espírito Santo de Évora indicou à agência Lusa que estão ainda internados naquela unidade hospitalar, em "enfermaria covid", ligados ao surto de Vila Viçosa, quatro mulheres e dois homens infetados com o novo coronavírus, com idades entre os 86 e os 90 anos.

O vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Luís Nascimento, disse hoje à Lusa que os testes rápidos de rastreio à covid-19, que o município adquiriu, num total de mil, que se destinam a testar gratuitamente os trabalhadores da autarquia e a população do concelho, começam a ser feitos na terça-feira.

O município abriu inscrições para os residentes no concelho interessados em efetuar o teste.

O autarca indicou ainda que já foram transferidos para o hospital de retaguarda, que funciona no antigo Centro de Saúde da vila, dois utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, que estão infetados com o novo coronavírus que provoca a covid-19.

Contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo indicou que, de acordo com a atualização de dados de hoje de manhã da Autoridade de Saúde Pública, há 69 pessoas infetadas com o vírus que provoca a doença covid-19 referentes a este surto, mais seis do que na quarta-feira.

Neste total, segundo a ARS do Alentejo, estão incluídos 29 utentes de unidades da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, nove funcionários da instituição e 31 pessoas da comunidade.

A Câmara de Vila Viçosa indicou hoje à Lusa que existem no concelho 75 casos ativos de infeção com o vírus que provoca a covid-19, segundo dados da Direção-Geral da Saúde, mais quatro do que na quinta-feira, sem precisar quais são referentes ao surto.

Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Jorge Rosa, a primeira pessoa que testou positivo ao novo coronavírus SARS-CoV-2 foi uma funcionária do Centro de Dia de Bencatel, que, após confirmação, deu origem aos testes realizados no dia 14 deste mês.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.276 pessoas dos 112.440 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

TCA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".