Info

Caso positivo de Covid-19 na Unidade de Cuidados Continuados de Alijó

Caso positivo de Covid-19 na Unidade de Cuidados Continuados de Alijó
| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma enfermeira da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Alijó fez um teste positivo ao novo coronavírus e todos os utentes e funcionários da valência vão ser testados, informou hoje a instituição.

O número de pessoas positivas ao novo coronavírus aumentou esta semana no concelho de Alijó, sendo conhecidos casos na Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, a maioria no lar de idosos, escolas e corporação dos bombeiros de Sanfins do Douro, tendo-se também alastrado à comunidade.

Em consequência, a Câmara de Alijó acionou na quarta-feira o Plano Municipal de Emergência e reativou o gabinete de crise.

Hoje, em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Alijó informou que foi “identificado um caso positivo covid-19” na instituição, tratando-se de uma “enfermeira a exercer funções na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), que já se encontra a cumprir as determinações das autoridades de saúde”.

“Sabemos que a situação atual do país e, em particular, do nosso concelho causa algum desconforto e apreensão, mas o trabalho da Misericórdia é minimizar o risco e assegurar o bem-estar de todos. Assim, e de forma a tranquilizar a família Misericórdia, decidimos que todos os utentes e funcionários da UCCI vão ser testados”, salientou.

Na vila de Sanfins do Douro, fechou hoje a Escola Básica (EB), depois de um aluno ter feito um teste com resultado positivo ao novo coronavírus.

Os seus 25 estudantes, separados em duas turmas, vão ficar em isolamento profilático e com ensino à distância.

A mesma medida foi aplicada a uma turma do 7.º ano, da escola sede do Agrupamento D. Sancho II, em Alijó, depois de detetado um aluno positivo, o qual reside em Sanfins do Douro.

Na vila duriense estão também fechados os Correios, a junta de freguesia e o quartel dos bombeiros, devido a redução “drástica” do número de efetivos, em consequência de um elemento estar positivo e de outros que se encontram em isolamento.

O primeiro caso positivo relacionado com a Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro foi detetado no âmbito do rastreio por amostragem desencadeado pela Câmara de Alijó nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e bombeiros do concelho.

Dados divulgados na quarta-feira apontavam para 17 funcionários infetados naquela associação e 11 utentes do lar de idosos, três dos quais estão hospitalizados.

Entretanto foram realizados mais testes nos familiares e contactos de risco, entre os funcionários da câmara municipais e a uma amostra de funcionários e professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, mas os resultados ainda não foram divulgados.

Em Portugal, morreram 2.276 pessoas dos 112.440 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Hospital de Vila Nova de Gaia com mais 24 camas devido ao aumento de casos de Covid-19

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) anunciou hoje que uma enfermaria de 24 camas reconvertida para doentes covid, mas que se encontrava em 'stand-by', entrou hoje em funcionamento devido ao aumento de casos.

Cidade do Porto com alguma afluência nas ruas no regresso ao confinamento

Cidade do Porto com alguma afluência nas ruas no regresso ao confinamento

ATL e Centros de Explicação fecham e deixam crianças sozinhas nos recreios

ATL e Centros de Explicação fecham e deixam crianças sozinhas nos recreios

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Cuida de ti - três mitos do...

N'Agenda

"Eu toco porque há coisas que...