Caso positivo de Covid-19 na Unidade de Cuidados Continuados de Alijó

Caso positivo de Covid-19 na Unidade de Cuidados Continuados de Alijó
| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma enfermeira da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Alijó fez um teste positivo ao novo coronavírus e todos os utentes e funcionários da valência vão ser testados, informou hoje a instituição.

O número de pessoas positivas ao novo coronavírus aumentou esta semana no concelho de Alijó, sendo conhecidos casos na Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro, a maioria no lar de idosos, escolas e corporação dos bombeiros de Sanfins do Douro, tendo-se também alastrado à comunidade.

Em consequência, a Câmara de Alijó acionou na quarta-feira o Plano Municipal de Emergência e reativou o gabinete de crise.

Hoje, em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Alijó informou que foi “identificado um caso positivo covid-19” na instituição, tratando-se de uma “enfermeira a exercer funções na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), que já se encontra a cumprir as determinações das autoridades de saúde”.

“Sabemos que a situação atual do país e, em particular, do nosso concelho causa algum desconforto e apreensão, mas o trabalho da Misericórdia é minimizar o risco e assegurar o bem-estar de todos. Assim, e de forma a tranquilizar a família Misericórdia, decidimos que todos os utentes e funcionários da UCCI vão ser testados”, salientou.

Na vila de Sanfins do Douro, fechou hoje a Escola Básica (EB), depois de um aluno ter feito um teste com resultado positivo ao novo coronavírus.

Os seus 25 estudantes, separados em duas turmas, vão ficar em isolamento profilático e com ensino à distância.

A mesma medida foi aplicada a uma turma do 7.º ano, da escola sede do Agrupamento D. Sancho II, em Alijó, depois de detetado um aluno positivo, o qual reside em Sanfins do Douro.

Na vila duriense estão também fechados os Correios, a junta de freguesia e o quartel dos bombeiros, devido a redução “drástica” do número de efetivos, em consequência de um elemento estar positivo e de outros que se encontram em isolamento.

O primeiro caso positivo relacionado com a Associação Cultural e Social de Sanfins do Douro foi detetado no âmbito do rastreio por amostragem desencadeado pela Câmara de Alijó nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e bombeiros do concelho.

Dados divulgados na quarta-feira apontavam para 17 funcionários infetados naquela associação e 11 utentes do lar de idosos, três dos quais estão hospitalizados.

Entretanto foram realizados mais testes nos familiares e contactos de risco, entre os funcionários da câmara municipais e a uma amostra de funcionários e professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, mas os resultados ainda não foram divulgados.

Em Portugal, morreram 2.276 pessoas dos 112.440 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.