Síria: Presidente Bashar al-Assad é candidato à reeleição

| Mundo
Porto Canal / Agências

Damasco, 28 abr (Lusa) -- O Presidente sírio, Bashar al-Assad, no poder desde 2000, anunciou hoje a sua candidatura às presidenciais de 03 de junho, informou o presidente do parlamento, Mohammad al-Lahham.

"Eu, cidadão Bashar Hafez al-Assad, quero apresentar a minha candidatura ao posto de Presidente da República síria", indicou o chefe de Estado numa carta lida no parlamento por Lahham.

As eleições presidenciais de 03 de junho foram marcadas apesar da guerra na Síria, resultado da repressão violenta dos protestos pacíficos contra o regime iniciados em março de 2011.

O conflito já matou mais de 150.000 pessoas e causou mais de nove milhões de deslocados e refugiados. Vastas zonas do território sírio não são controladas pelo Governo.

Sétimo candidato a apresentar-se às eleições, Assad, de 48 anos, cujo mandato termina a 17 de julho, deve ser novamente reeleito.

No início de março, o parlamento sírio votou uma lei que exclui 'de facto' uma participação nas próximas presidenciais da oposição no exílio, cuja principal reivindicação é a partida de Assad.

Na carta lida no parlamento, Bashar al-Assad faz um apelo ao voto.

"Os que desejarem exprimir a sua alegria e apoio em relação a qualquer candidato às presidenciais devem comportar-se com sentido de responsabilidade nacional e deslocaram-se às urnas na data marcada", disse.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.