Covid-19: Trabalho e dimensão familiar justificam aumento de casos no Tâmega e Sousa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 22 out 2020 (Lusa) -- A "impossibilidade de recorrer ao teletrabalho" e a "dimensão familiar" são determinantes na origem do aumento de casos de covid-19 nos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, afirmou hoje uma especialista da Universidade do Porto.

Em declarações à agência Lusa, Raquel Lucas, do departamento de epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) disse que o "tipo de trabalho" nos três concelhos, ao ser maioritariamente do setor secundário (empresarial e industrial), tem "implicações práticas" no aumento de novos casos de infeção por SARS-CoV-2.

"Para a economia continuar, é preciso que as pessoas continuem a trabalhar e isso justifica que nestes concelhos, que têm uma expressão muito clara do setor secundário, a forma como o trabalho está organizado proporcione maiores grupos de pessoas num espaço, logo, mais contactos", esclareceu a docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). 

A especialista apontou ainda a dimensão do agregado familiar, "superior a outras regiões do país", como outro fator que determina o crescimento do número de infeções pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

"Os agregados familiares são maiores e isso significa que há mais oportunidades de contacto", explicou.

A partir do momento "em que começa a haver muitos casos por dia, é muito difícil que a situação retroceda", salientou, acrescentando ser necessária uma "desaceleração brutal" para que o número de casos de covid-19 diminua.

"É importante saber se os serviços conseguem responder na identificação dos casos, no rastreio dos contactos e na prestação de cuidados", observou.

"Uma boa parte dos casos já são originários de cadeias de transmissão que não são possíveis identificar, ou seja, a transmissão comunitária já está a ter uma expressão muito mais clara e isso torna as coisas mais difíceis", alertou Raquel Lucas.

Os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, onde os casos de covid-19 têm estado a aumentar nos últimos dias, vão ter em vigor o dever de permanência no domicílio a partir das 00:00 de sexta-feira, decretou hoje o Governo.

Nos três concelhos ficam também em vigor a proibição de quaisquer celebrações e eventos com mais de cinco pessoas (salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar), bem como a obrigatoriedade de os estabelecimentos encerrarem às 22:00, com algumas exceções.

Ficou ainda definido o teletrabalho obrigatório para todas as funções que o permitam, independentemente do vínculo laboral.

De acordo com o EyeData, uma ferramenta de análise estatística criada pela Social Data Lab para a Lusa, em 2019, a população residente em Felgueiras era de 56.499 pessoas, da qual 13% com menos de 15 anos e 15,87% com mais de 65 anos. 

Neste concelho, o número médio de filhos por mulher é de 1,16, sendo que a média nacional é de 1,43.

A população residente em Lousada em 2019 era de 46.773 habitantes, dos quais 14% com menos de 15 anos e 13,94% com mais de 65 anos. 

Nesse concelho, o número médio de filhos por mulher é de 1,24.

Já em Paços de Ferreira, a população residente era de 56.719 habitantes, dos quais 14% com menos de 15 anos e 14,52% com mais de 65 anos.

Ali, o número médio de filhos por mulher é de 1,26.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.229 pessoas dos 106.271 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

SPYC (RCP)// ACG

Lusa/Fim.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.