Covid-19: Hospital de Santarém com 82 profissionais isolados, 31 dos quais infetados

| País
Porto Canal com Lusa

Santarém, 22 out 2020 (Lusa) -- O Hospital de Santarém tem um total de 31 profissionais infetados com o novo coronavírus que provoca a doença covid-19 e outros 51 foram colocados em isolamento profilático, segundo a última atualização disponibilizada à Lusa.

Os dados divulgados ao fim da manhã indicam que 16 enfermeiros, sete assistentes operacionais, cinco outros profissionais e três médicos tiveram resultado positivo ao SARS-Cov-2, estando os restantes (30 enfermeiros, 16 assistentes operacionais e cinco médicos) em isolamento profilático nas suas residências por terem tido contactos de risco.

Garantindo que "os serviços, por enquanto, estão todos assegurados", a presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) disse hoje à Lusa que o piso onde funciona o serviço de "Medicina Não Covid" foi encerrado e desinfetado, estando 24 profissionais deste piso, cujo teste deu resultado positivo, isolados nas suas residências.

Ana Infante afirmou que todos os doentes foram transferidos para outras enfermarias e que as equipas de enfermagem foram reformuladas e distribuídas, com recurso a elementos de outros serviços, "onde faziam menos falta".

"Estão a ser seguidas as normas da DGS [Direção Geral da Saúde]", disse, sublinhando que serão as entidades de Saúde Pública a gerir "quem e quando volta ao trabalho".

Na terça-feira, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) divulgou um comunicado dando conta de 15 profissionais infetados com o vírus que provoca a covid-19 -- 10 enfermeiros, três assistentes operacionais, um médico e uma assistente técnica.

Os casos foram conhecidos na sequência de uma despistagem a "todos os contactos de risco", realizada depois de ser conhecido um caso de infeção de um profissional do serviço de Medicina, situação que levou também à "descontaminação profunda" dos espaços.

A administração afirmava ainda ter procedido à "reorganização e distribuição das equipas de enfermagem e dos doentes internados".

Ana Infante adiantou que o HDS tem 27 pessoas internadas com covid-19, das quais 24 em enfermaria dedicada e três na unidade de cuidados intensivos.

Alertando que "ainda há muita população que não cumpre" as medidas de prevenção, o HDS emitiu na quarta-feira um apelo a que, antes de se dirigirem ao hospital, os cidadãos "liguem primeiro para a Linha Saúde 24, através do número 808 24 24 24".

Por outro lado, apela ao cumprimento das medidas de prevenção, como uso de máscara, tossir para um lenço, papel ou braço, manter o distanciamento social, lavar frequentemente as mãos, usar álcool gel e tomar a vacina da gripe.

Portugal contabiliza, desde o início da pandemia, pelo menos 2.229 mortos associados à covid-19 em 106.271 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

MLL (AFE) // MP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.