Boaventura de Sousa Santos e músicos reafirmam o rap como forma de resistência

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 28 abr (Lusa) - O projeto "Há Palavras que Nasceram para a Porrada", que se materializa num concerto em Coimbra a 12 de julho e em sessões pedagógicas, junta Boaventura de Sousa Santos e rappers, para se reafirmar o rap como "postura de resistência".

Chullage (Nuno Santos), Hezbollah (Jakilson Pereira), LBC (Flávio Almada) e Capicua (Ana Fernandes) reuniram-se com aquele sociólogo da Universidade de Coimbra, debatendo três formas de domínio - "capitalismo, patriarcado e colonialismo" -, para, a partir do debate e dos tópicos lançados por Boaventura, criarem as suas músicas.

O convite surgiu pelo interesse do diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) no rap, que descobriu há cerca de 10 anos, encontrando nesse registo e nas suas características musicais uma possibilidade de criar "uma crítica", a partir de um estilo "onde a voz e a palavra têm um papel fundamental".

O código de narrativa e estilo das ciências sociais não lhe permitia ter "um discurso quente".

"Impunha-me um discurso mais racional, que vai contra a subjetividade, os ódios e os amores", tendo escrito um livro de rap, editado no Brasil em 2010, intitulado "RAP Global".

Nesse livro, diz, a determinada parte, que "a raiva é a saliva da alma", uma expressão que leva para a vontade de "expressar certos sentimentos, mobilizando as energias das emoções", rejeitando a domesticação e mediação que tem de fazer como sociólogo.

"Enquanto as ciências sociais perdiam energia política, enquanto a esquerda perdia energia, estes jovens revoltavam-se e assumiam e assumem uma postura de resistência com dimensão artística", disse à agência Lusa.

Para Boaventura, o rap ocupou o espaço da música de intervenção contemporânea.

"Estes jovens insurgem-se e dizem: não somos pobres, somos empobrecidos, não somos inferiores, somos inferiorizados. Recusam a ideia de que não há alternativas e são importantes para uma sociedade tão empobrecida de coragem, de capacidade de desenhar alternativas", enalteceu o sociólogo.

Segundo a artista Capicua, que no projeto aborda temas como "o género ou a segregação urbana", o rap é "como um desporto de combate que cumpre um espaço importante na música de intervenção", acrescentando que há uma associação entre o rap e a sociologia na "desconstrução e questionamento das dinâmicas sociais, culturais e políticas".

Muitos rappers "ocupam o espaço deixado pelos cantautores", em que a "música está ao serviço da palavra" e sempre com uma "preocupação política e uma responsabilidade social", afirmou Capicua, referindo que uma das músicas que nasceu a partir do projeto, "A Mulher do Cacilheiro", está presente no seu álbum "Sereia Louca".

"Os rappers são uma espécie de sociólogos", explicou Flávio Almada (LBC), apontando para o género musical como uma "forma de produção de conhecimento" que socialmente "é bastante estigmatizado".

De acordo com LBC, "é fundamental haver um diálogo entre a academia e o hip-hop, porque isso dá profundidade à própria cultura", enaltecendo que "o trabalho de rappers portugueses não é diferente daquilo que Sérgio Godinho, Zeca Afonso ou José Mário Branco fizeram".

O concerto está integrado no Colóquio Internacional de Epistemologias do Sul, que se realiza de 10 a 12 de julho, do projeto de investigação ALICE, em que se procura repensar e renovar o conhecimento sociocientífico.

Para além do concerto, no próximo ano letivo pretende-se incorporar o trabalho feito com os rappers em sessões pedagógicas em escolas do país.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.