UGT diz que recuo nos cortes facilita concertação social

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 abr (Lusa) -- A UGT considerou hoje que o recuo do Governo em relação ao corte das indeminizações nos despedimentos sem justa causa abre uma nova perspetiva de concertação social para se alcançar um acordo benéfico para trabalhadores e empresários.

"É uma notícia que nos surpreende pela positiva. Abre-se assim um novo 'élan' no seio da concertação social para almejar e alcançar um acordo que será benéfico para o país, criando um clima de confiança que faz falta aos trabalhadores, aos empresários e à concertação social", disse à Lusa o líder da UGT, Carlos Silva.

O sindicalista vê com "agrado e satisfação" o facto de o Governo "dizer não à 'troika', batendo o pé e não ser submisso".

O Governo terá decidido, no fim de semana, não avançar com qualquer proposta para a redução das indemnizações pagas aos trabalhadores em caso de despedimento ilegal, como recomendava a 'troika'.

A decisão foi tomada numa reunião entre a equipa do ministério do Emprego e da Segurança Social e os representantes das instituições internacionais -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário internacional - , que estão em Lisboa para a 12.ª e última avaliação do programa português.

RCP // PMC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.