Lucro do Bank Millennium aumenta 30,3% no primeiro trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 abr (Lusa) -- O lucro do banco do BCP na Polónia, o Bank Millennium, aumentou 30,3% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 37,2 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado hoje divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BCP -- que detém 65% do Bank Millennium -- adianta que o resultado representa um aumento do lucro de 9,4% quando comparado com o valor registado no último trimestre de 2013.

Entre janeiro e março deste ano, o banco polaco aumentou a margem financeira em 23,4%, face aos mesmos meses do ano passado, e o rácio de eficiência foi de 50,5%, refere no comunicado.

Também as comissões líquidas melhoraram em termos anuais, crescendo 9,6%.

O banco refere ainda ter conseguido passar o rácio de crédito com imparidade dos 5% registados no início de 2013, para 4,3% no primeiro trimestre deste ano, e garante que o valor era o melhor entre os principais bancos polacos no final do ano passado.

Face aos resultados, o Bank Millenium informa que o crescimento anual das ações da entidade melhorou 86,5% e que irá pagar, até 21 de maio, dividendos de 0,05 euros.

PMC // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.