Forças de segurança iraquianas começaram a votar nas legislativas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bagdade, 28 abr (Lusa) - As forças de segurança iraquianas começaram hoje a votar, dois dias antes das legislativas agendadas para 30 de abril, as primeiras desde a saída das tropas norte-americanas do Iraque.

Desde a abertura das mesas de voto, às 07:00 locais (05:00 em Lisboa), soldados e polícias faziam fila frente às escolas de Bagdade e do resto do país, para votar.

O primeiro-ministro xiita Nouri al-Maliki, candidato a um terceiro mandato, é dado como favorito, apesar das múltiplas críticas de que é alvo por parte dos iraquianos, atingidos pelo desemprego endémico, corrupção, falta de serviços públicos e aumento da violência.

As forças de segurança votam hoje para poderem garantir a segurança do escrutínio a 30 de abril, depois de uma campanha eleitoral marcada por vários ataques.

No domingo, cinco mesas de voto foram atacadas na cidade de Kirkuk (norte). Na sequência do ataque, as autoridades decretaram cinco dias feriados - entre domingo e quinta-feira - para tentar manter a segurança das eleições, para qual estão inscritos pouco mais de 20 milhões de eleitores.

Em 2010, as legislativas foram ensombradas por vários ataques que causaram cerca de 40 mortos e dezenas de feridos.

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.