China censura as séries norte americanas "The Big Bang Theory", "The Good Wife", "NCIS" e "The Practice"

China censura as séries norte americanas "The Big Bang Theory", "The Good Wife", "NCIS" e "The Practice"
| Mundo
Porto Canal

As autoridades chinesas ordenaram às principais páginas web de reprodução de vídeos, que retirassem as séries norte-americanas "The Big Bang Theory", "The Good Wife", "NCIS" e "The Practice", uma decisão que reforça o controlo oficial na internet.

Segundo confirma hoje a imprensa estatal, a administração de Imprensa, Publicidade, Rádio, Cinema e Televisão chinesa decidiu censurar estas séries por "causa política", medida que provocou o descontentamento da sociedade chinesa.

Segundo dados revelados em janeiro, a 'população online' na China aumentou 9,5% em 2013, para 618 milhões (mais de o dobro de há apenas cinco anos), 80% dos quais são internautas móveis, segundo o China Internet Network Information Center.

O acesso ao Facebook, Youtube, Twiter e outros 'sites' ocidentais está bloqueado na China, mas milhões de chineses conseguem saltar a chamada "Grand Firewall da China" (numa alusão à Grande Muralha da China) através de uma VPN (Virtual Private Network).

Uma VPN, cuja assinatura custa cerca do equivalente a 60 euros por ano, permite aceder à internet através de um servidor situado fora da China.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.