Governo convoca parceiros sociais para reunião sobre Salário Mínimo Nacional

Governo convoca parceiros sociais para reunião sobre Salário Mínimo Nacional
| Política
Porto Canal

O Governo convocou os parceiros sociais para uma reunião na segunda-feira, para discutir a atualização do Salário Mínimo Nacional (SMN), a reforma do Estado, estímulos à natalidade e políticas de emprego.

A convocatória da reunião, a que a agência Lusa teve acesso, foi enviada pelo Conselho Económico e Social (CES) às confederações patronais e sindicais quase à meia-noite de quinta-feira, véspera do feriado de 25 de Abril.

A ordem de trabalhos da reunião, marcada para o início da tarde, é composta por quatro pontos: política de rendimentos e atualização do SMN, medidas do Guia da Reforma do Estado, estímulos à natalidade e conciliação entre a vida familiar e a profissional e políticas ativas de emprego.

A convocatória para a reunião foi enviada pelo CES a pedido do gabinete do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

A CGTP anunciou o cancelamento de uma conferência de imprensa que tinha marcado para a mesma hora do encontro.

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.