Covid-19: Itália registou ligeira descida de novos casos mas com menos testes

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 19 out 2020 (Lusa) -- A Itália registou 9.338 casos de contágio com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um aumento menor que nos últimos dias, embora com menos testes realizados, de acordo com as autoridades de saúde.

Desde sexta-feira, a Itália detetou mais de 10.000 casos positivos de covid-19 por dia, registando hoje um número um pouco abaixo dessa fasquia, porque o número de testes diminuiu (de 150.000 para 99.000), por causa do fim-de-semana.

Itália teve até agora 423.578 pessoas infetadas desde o início da crise sanitária no país, em 21 de fevereiro.

Houve mais 73 mortes com covid-19, desde domingo, elevando o saldo de óbitos no país devido a pandemia para 36.616.

O número de casos ativos é agora de 134.000, embora a maioria esteja isolada em casa com sintomas leves ou sem sintomas.

O número de pessoas hospitalizadas aumentou 592 desde domingo, para um total de 8.473 e dessas 797 requerem cuidados intensivos (mais 47 nas últimas 24 horas).

As regiões com mais casos são a Lombardia (norte), epicentro da crise desde o início da crise, com 1.687 casos, principalmente na sua capital, Milão, e Campânia (sul), com 1.593.

Perante estes números, o Governo italiano tenta travar a evolução da pandemia aprovando um novo decreto com medidas restritivas, mas que procuram não prejudicar a economia.

A iniciativa que mais polémica tem provocada diz respeito à que obriga os autarcas a identificar e encerrar os bairros, ruas e praças onde se concentra o maior movimento de pessoas a partir das 21:00, para limitar a animação noturna.

O presidente da Associação Nacional dos Municípios Italianos (ANCI), Antonio Decaro, presidente da Câmara de Bari (sul), adiantou que as administrações locais farão o que for necessário, mas acrescento que "o Estado deve providenciar as forças da ordem".

O novo decreto limita ainda mais o horário de funcionamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos deste tipo, que devem encerrar às 18:00, caso não tenham serviço de mesa, para evitar aglomeração de pessoas.

Além disso, apenas um máximo de seis pessoas podem sentar-se em cada mesa.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

RJP // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.