Secundária de Amarante com 10 casos positivos de Covid-19 e duas turmas em quarentena

Secundária de Amarante com 10 casos positivos de Covid-19 e duas turmas em quarentena
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Escola Secundária de Amarante tem 10 alunos que testaram positivo para o novo coronavírus, encontrando-se, atualmente, duas turmas em isolamento profilático, de acordo com a direção do estabelecimento.

Segundo foi comunicado por correio eletrónico à comunidade escolar, informação a Lusa também teve acesso, as duas turmas em quarentena, por determinação das autoridades de saúde, são do 11.º e 12.º anos.

A direção confirmou hoje ter enviado, na semana passada, aquelas informações aos alunos e à associação de pais, mas não pretendeu dar informações adicionais.

Naquela escola do distrito do Porto também foram sinalizados casos de covid-19 entre alunos do 10.º e 7.º anos, que se encontram a cumprir isolamento profilático.

No correio eletrónico enviado pela direção à comunidade escolar refere-se que os "tratamentos diferenciados" em relação ao isolamento profilático das turmas são determinados pela autoridade de saúde, em função do risco associado a cada caso".

"Pelo que nos foi comunicado, as infeções ocorreram todas fora da escola e não existe surto ativo dentro do estabelecimento", disse hoje à Lusa Ricardo Magalhães, da associação de pais.

O dirigente refere que "todas as medidas necessárias" têm sido adotadas pelo estabelecimento, em concordância com as autoridades de saúde, mas admite que as questões relacionadas com a utilização da cantina e as entradas e saídas do estabelecimento são motivo de apreensão para a associação.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.181 pessoas dos 99.911 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.