Desemprego continua a cair em Felgueiras mas cresce no resto do Vale do Sousa

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 20 jun (Lusa) - O número de desempregados em Felgueiras diminuiu quase 17% em cinco meses, o que significa a criação de 559 postos de trabalho, contrastando com a perda de 634 empregos em Paredes.

Segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), relativos ao mês de maio, confirma-se a tendência de diminuição na taxa de desemprego em Felgueiras, iniciada há cerca de um ano, refletindo o bom momento da indústria de calçado, que tem naquele concelho a maior produção nacional.

Nos últimos três meses, foram criados 492 postos de trabalho em Felgueiras, onde a taxa de desemprego é inferior a 10%, cerca de metade da média da região do Tâmega e Sousa.

Ao contrário, em Paredes, município com o mais importante polo de produção de mobiliário do país, nos últimos meses, acentuou-se a perda de postos de trabalho. De dezembro de 2012 a maio de 2013, o número de pessoas inscritas no IEFP aumentou 8,06%, afetando já cerca 8.502 pessoas.

Também em Penafiel, é vincada a perda líquida de postos de trabalho nos últimos meses. No mesmo período de análise, perderam-se 350 empregos, o que significa um aumento de 6,29% no número de pessoas inscritas no centro de emprego daquela cidade.

No conjunto da região, o número de desempregados aumentou 2,59% desde dezembro, afetando já 44.616 pessoas, o que significa uma taxa de 18,25%.

As maiores taxas (cerca de 28%) verificam-se em Cinfães e Resende, dois concelhos do Douro Sul, mas incluídos na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a maior do país em número de habitantes.

De dezembro a maio, o número de pessoas sem trabalho aumentou 9,96% em Cinfães e 7,7% em Resende.

No conjunto de 12 concelhos, além de Felgueiras, também se verificou uma diminuição no número de inscritos em Amarante, Baião e Castelo de Paiva, com uma redução de cerca de 1,5%. Em Amarante e Baião, no último trimestre, foram criados, em cada um dos concelhos, mais de 200 empregos, invertendo a tendência de subida que ocorreu no último ano. Apesar disso, Baião ainda apresenta uma taxa de desemprego de quase 25%.

Aparentemente mais estável, nestes indicadores, está o concelho de Lousada, onde o número de desempregados aumentou pouco mais de 1% desde dezembro, confirmando a tendência dos últimos trimestres.

Em temos absolutos, Paredes, Penafiel, Paços de Ferreira e Marco de Canaveses são os municípios com maior número de inscritos do IEFP.

No último ano, perderam-se cerca de 7.000 postos de trabalho no conjunto dos 12 concelhos.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.