Info

Covid-19: Nova Zelândia com novo caso após anunciar derrota do vírus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Wellington, 18 out 2020 (Lusa) - A Nova Zelândia diagnosticou um novo caso de covid-19 nas últimas 24 horas, informaram as autoridades, duas semanas após a primeira-ministra Jacinda Ardern ter dito estar satisfeita por o seu país ter "derrotado novamente o vírus".

O director-geral da Saúde daquele país, Ashley Bloomfield, anunciou que um trabalhador portuário teve resultado positivo no teste à covid-19, no sábado.

"Como esta pessoa foi testada no dia em que desenvolveu os sintomas, o departamento de saúde pôde colocar os casos de contacto em isolamento", disse o responsável.

O anúncio surge após a vitória esmagadora do Partido Trabalhista da primeira-ministra Jacinda Arden nas eleições gerais de sábado, amplamente atribuída ao sucesso do governo no combate à pandemia.

Antes da votação, Ardern - cujo partido conquistou 64 dos 120 lugares no Parlamento - tinha apelidado o escrutínio de "eleições covid", numa campanha centrada no sucesso da gestão da pandemia.

Com uma população de cinco milhões de pessoas, a Nova Zelândia contabilizou apenas 25 mortes provocadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, o que lhe valeu elogios da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A primeira vaga da doença foi travada em final de maio, através de um rigoroso confinamento nacional, tendo o arquipélago registado depois 102 dias sem contaminação local.

Em agosto, um novo surto foi descoberto em Auckland, levando as autoridades a ordenar um novo confinamento na maior cidade do país, com 1,5 milhões de habitantes, durante três semanas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 39,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Portugal, morreram 2.162 pessoas dos 98.055 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PTA // PTA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Vaticano confirma caso de Covid-19 na residência do papa Francisco

O Vaticano confirmou hoje um caso positivo à covid-19 na Casa Santa Marta, a residência do papa Francisco, sendo que a pessoa infetada não apresenta sintomas e já foi isolada, informou o porta-voz da Santa Sé.

Covid-19: Angola regista 197 novas infeções e dois óbitos nas últimas 24 horas

Luanda, 24 out 2020 (Lusa) - Angola registou hoje 197 novos casos positivos de covid-19 e dois óbitos, somando 9.026 infeções e 267 mortes, anunciaram as autoridades sanitárias do país, que alertaram para o risco de saturação dos hospitais.

Covid-19: Reino Unido regista 23.012 novos casos e 174 mortos nas últimas 24 horas

Londres, 24 out 2020 (Lusa) - O Reino Unido registou 23.012 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e 174 mortes atribuídas à covid-19, menos 50 do que na véspera, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Alberto Índio e Inês...