Europeias: Problemas do país só se resolvem com saída do euro - PCTP/MRPP

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 abr (Lusa) -- O cabeça de lista do PCTP/MRPP às eleições europeias, Leopoldo Mesquita, reafirmou hoje num almoço com simpatizantes em Viana do Castelo que os problemas de Portugal só serão resolvidos com a saída do Euro.

"A mensagem que venho transmitir é a da necessidade imperiosa que o país tem de sair do Euro. Quero deixar clara a ideia de que, enquanto o país não sair do Euro nenhum dos problemas que tem -- de dívida, salários ou serviço nacional de saúde --, pode ser resolvido", disse o candidato à Lusa.

Para Leopoldo Mesquita, a permanência no Euro vai causar o "agravamento progressivo" desses problemas.

"A dívida vai ser cada vez maior e os cortes sistemáticos, até Portugal ficar sem economia, sem identidade e ver ameaçada a sua existência como nação", frisou.

O candidato do PCTP/MRPP às eleições europeias de 25 de maio defende a reposição de uma moeda própria - um novo escudo - e, consequentemente, a reposição da economia e a resolução dos problemas do país.

Com a ação de hoje, Leopoldo Mesquita pretende sobretudo que este tema seja debatido e que os apoiantes do PCTP/MRPP promovam este debate nas ruas porque tem sido um assunto "muito silenciado".

MCL // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.