Norte recusa que aeroporto do Porto fique como "patinho feio" da TAP

Norte recusa que aeroporto do Porto fique como "patinho feio" da TAP
| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente do Conselho Regional do Norte reconheceu hoje que a TAP atravessa um momento "complexo", mas defendeu que o aeroporto do Porto "não pode ficar sinalizado como o patinho feio da transportadora aérea".

"O momento é delicado para o país, que vive a crise económica de uma pandemia e é complexo para a TAP, que tem de apresentar um plano de restruturação em Bruxelas até ao final do ano, mas pelo meio não pode ficar o aeroporto do Porto sinalizado como o patinho feio da transportadora nacional", afirmou à Lusa Miguel Alves.

Para o socialista, que preside ao Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), "é no Porto e no Norte que o país encontra as suas empresas mais exportadoras, o seu motor industrial, a capacidade de crescer no turismo e a ligação mais forte à diáspora".

"O radar político que decidirá o futuro da TAP tem de ter em conta o aeroporto Francisco Sá Carneiro e todo o potencial do Norte", sustentou.

Miguel Alves, que é também presidente da Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, admitiu que, "nos últimos meses, as notícias da relação da TAP com o Norte do país têm sido infelizes e as declarações equívocas do ministro das Infraestruturas não ajudaram a desanuviar o ambiente de desconforto que ele próprio contesta".

"Dar conta dos prejuízos das rotas como um problema atual da operação da TAP, colocando o foco no prejuízo que a empresa terá com as rotas que partem do Porto, não é só injusto para a região como é o contrário da estratégia que o Governo vem anunciado para a TAP, como companhia bandeira de Portugal", especificou.

Miguel Alves admitiu que "as rotas do Norte não sejam rentáveis", mas questionou se "são só as rotas do Porto que dão prejuízo e, se no Porto não há outras rotas, de outras companhias, a dar lucro".

"Se não são só as rotas do Porto a dar prejuízo, então não se coloque no Norte o anátema da TAP pouco rentável, se há outras companhias aéreas a rentabilizar operações a partir do Porto, então é porque a TAP sabe pouco do que anda a fazer", adiantou.

O Ministério das Infraestruturas e Habitação sublinhou hoje que a TAP "está neste momento a perder dinheiro em praticamente todas as rotas", depois de críticas do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Em causa estão declarações do ministro na quinta-feira, numa audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no parlamento, segundo as quais as quatro rotas criadas no aeroporto do Porto, para Amesterdão, Milão, Zurique e Ponta Delgada, estão com "46% da lotação em média" e são "neste momento um prejuízo para a TAP".

Em comunicado, a tutela vincou hoje que Pedro Nuno Santos "nunca disse que as únicas rotas que dão prejuízo à TAP fossem as quatro referidas ontem [quinta-feira] na audição parlamentar em que esteve presente".

"Foi aliás referido nessa audição que a TAP está neste momento a perder dinheiro em praticamente todas as rotas, incluindo aquelas que se fazem a partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Esse é, como é visível, o cenário em praticamente todo o setor da aviação", refere a mesma nota.

No comunicado, lê-se que "atualmente existem 11 rotas operadas pela TAP a partir do Porto e que, apesar de praticamente todas as companhias estarem a reduzir fortemente a operação no inverno, a TAP vai manter 10 rotas no Porto", o que o governante acredita demonstrar "o grande compromisso da companhia aérea pública com a região".

 

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.