Festas do Enterro da Gata foram canceladas

Festas do Enterro da Gata foram canceladas
| Norte
Porto Canal

A Associação Académica da Universidade do Minho cancelou as Festas do Enterro da Gata, depois do acidente que matou, esta quarta-feira, três estudantes e feriu outros quatro durante uma praxe académica.

Em comunicado a AAUM aponta entender que a "brutalidade do acidente", que vitimou três estudantes e feriu outros quatro, e a "gravidade da situação" faz com que "não estejam reunidas as condições" para a realização da semana académica de Braga.

Na quarta-feira, a queda de uma estrutura de cimento, durante uma "brincadeira" entre dois cursos da Universidade do Minho, matou três estudantes, deixando ainda feridos mais quatro alunos da academia minhota tendo levado a que fosse declarado luto académico.

Na quinta-feira, centenas de estudantes reuniram-se numa "Vigília espontânea" junto à estátua de Prometeu, dentro da Universidade do Minho, por isso, realça a AAUM, "interpretando o sentimento de consternação que une a academia" a associação estudantil "entende que não estão reunidas as condições para que este ano se realizem as Monumentais Festas do Enterro da Gata".

O texto aponta que "a brutalidade do acidente e as suas consequências marcaram profundamente a academia minhota que ainda procura a melhor forma de reagir e ultrapassar este sofrimento".

A direção da AAUM sublinha ainda que "esse deve ser um momento de reflexão e de respeito pela dor e sofrimento de todos os envolvidos".

A AAUM afirma estar "consciente do impacto" desta decisão mas, realça, "está certa que a mesma merecerá a compreensão de todos".

No entanto, informa, manter-se-ão as cerimónias de Imposição de Insígnias bem como a Bênção de Finalistas, a 10 de maio, que terá um simbolismo especial.

"Apelamos a toda a Academia para que se recorde e preste uma sentida homenagem aos três finalistas que faleceram neste trágico acidente", pede a AAUM.

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.