Farmácias podem vir a ser compensadas se venderem mais genéricos - ministro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 mai (Lusa) -- O ministro da Saúde admitiu hoje compensar as farmácias se estas contribuírem com o aumento da quota dos medicamentos genéricos, mas pôs de parte a hipótese de aumentar as margens de lucro destes estabelecimentos.

Paulo Macedo falava aos jornalistas no final da cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Nacional de Farmácias (ANF), durante a qual o novo presidente, Paulo Duarte, propôs a celebração de um novo contrato social com o Governo.

Perante esta proposta, o ministro recordou a situação económico-financeira do país, que disse justificar as medidas concretizadas até agora no setor, das quais afirma não se arrepender.

Paulo Macedo disse mesmo que a prioridade da política do ministério foi e é garantir o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde, apesar de compreender a situação difícil em que se encontra o setor das farmácias em Portugal.

SMM // CC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.