Polícia turca detém 167 soldados com supostas ligações a clérigo Fethullah Gülen

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ancara, 13 out 2020 (Lusa) - A polícia turca iniciou hoje várias operações para deter 167 soldados com supostas ligações à irmandade de Fethullah Gülen, o religioso acusado por Ancara de ser o líder do golpe falhado de 2016 no país.

O Ministério Público de Izmir, a terceira maior cidade turca na costa do Mar Egeu, ordenou a prisão de 110 soldados, dos quais 98 são oficiais da força aérea ativos no país.

Entre esses suspeitos estão 16 pilotos, sete coronéis, 41 tenentes, 33 suboficiais e um sargento, informou a agência de notícias oficial turca Anadolu.

Em outra operação, ordenada pelo procurador-geral de Istambul, a polícia deteve 57 soldados, incluindo vários oficiais e sargentos no ativo.

A justiça turca continua, portanto, com a perseguição de opositores supostamente relacionados com a irmandade islâmica conservadora de Fethullah Gülen.

Desde a tentativa de golpe, mais de 120.000 funcionários do Estado foram demitidos e cerca de 50.000 estão na prisão, acusados de fazerem parte da irmandade.

Cerca de 30.500 dos 273.000 polícias que compõem o corpo foram demitidos desde 2016 por supostas ligações "gülenistas".

Gülen, exilado nos Estados Unidos há duas décadas, foi até 2013 um aliado próximo do atual Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

Naquele período, muitos dos seguidores da irmandade ocupavam cargos de responsabilidade na Administração do Estado e no exército turco.

O clérigo conservador nega veementemente o envolvimento na tentativa de golpe militar de 2016, que foi esmagada por forças leais a Erdogan num único dia.

CSR // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.