Vila Real com 73 casos apela ao uso de máscara na rua e pede mais fiscalização

Vila Real com 73 casos apela ao uso de máscara na rua e pede mais fiscalização
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Vila Real apelou hoje ao uso de máscara, mesmo na via pública, e a uma maior fiscalização das forças policiais neste concelho que contabiliza 73 casos ativos de covid-19.

"Aquilo que tentamos é apelar a todos, sem exceção, que usem máscara, mesmo no exterior, na via pública, e cumpram as regras. Vamos pedir à PSP e à GNR e a outras entidades que fiscalizem, fiscalizem, fiscalizem", afirmou Rui Santos aos jornalistas.

Segundo o autarca socialista, no domingo o concelho contabilizava 73 casos ativos de covid-19, cinco dos quais estavam internados no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), ao passo que 215 pessoas se encontravam em isolamento.

"Julgo que ainda não há motivo para alarme, mas há motivo para preocupação. Estamos em outubro. Imaginem o que acontecerá em novembro, dezembro, janeiro, se não abrandarmos este ritmo de crescimento de casos covid-19", salientou.

Rui Santos disse que se está a sensibilizar a população para o cumprimento de todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), como o uso de máscara, distanciamento social e a desinfeção das mãos.

O autarca apontou que é preciso todos serem responsáveis e garantiu que, se os números não estabilizarem, a autarquia pode adotar medidas "mais drásticas".

"Podemos tomar medidas que possam ser tomadas com o poder que o município tem. O município não consegue fazer o trabalho da PSP, nem da GNR, não consegue fiscalizar os estabelecimentos que estão abertos fora de horas ou que têm uma concentração superior àquilo que a lei permite, não consegue desmobilizar os cidadãos em grupos superiores a 10 pessoas, não consegue fiscalizar o distanciamento e o número de lugares nas esplanadas ou nos cafés e restaurantes", referiu.

O presidente referiu que vai aguardar pelas medidas que vão sair do conselho de ministros, que se debruçará sobre este tema, e, depois, "vai agir".

Uma das medidas que está a ser ponderada é o encerramento dos estabelecimentos comerciais às 20:00.

A câmara está a acompanhar e a monitorizar todas as situações, algumas relacionadas com escolas e uma delas com a aldeia de Guiães, onde estão identificados "cinco a seis" casos positivos.

Por precaução e porque a população é muito idosa, no domingo foi suspensa a missa nesta localidade.

No concelho, segundo Rui Santos, foi reativado o centro de rasteio à covid-19, que estava instalado no centro de formação dos bombeiros da Cruz Verde, e foi também colocada uma tenda para testagem na zona do Régia Douro Park.

Portugal contabiliza pelo menos 2.080 mortos associados à covid-19 em 86.664 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.