Mosteiro de Alpendurada reconhecido como Monumento de Interesse Público

| Norte
Porto Canal / Agências

Marco de Canaveses, 20 jun (Lusa) - A Secretaria de Estado da Cultura classificou o Mosteiro de Alpendurada, no Marco de Canaveses, como monumento de interesse público, foi hoje publicado em Diário da República.

A classificação, que inclui a igreja e a sacristia, reflete "o interesse do bem como testemunho simbólico ou religioso e o seu valor estético, técnico e material intrínseco".

Nesta distinção, de acordo com o despacho do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, também se teve em conta "a conceção arquitetónica e paisagística e o que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva".

O Mosteiro de São João Batista de Alpendurada foi fundado em meados do século XI, antes do início do processo de formação da nacionalidade.

"O conjunto teve grande influência na vida das comunidades rurais formadas à sua volta, interferindo na organização social, no desenvolvimento da agricultura e no processo de repovoamento do norte do país", assinala a tutela.

Entre os vestígios das edificações mais arcaicas, ainda presentes na igreja e claustro, merece realce a lápide em granito existente no acesso à sacristia, com inscrição datada de 1382, e referente ao claustro gótico já desaparecido.

O Mosteiro de Alpendurada mantém ainda a sua estrutura fundamental, constituída pela ala do dormitório dos frades, claustro e espaços envolventes, bem como pela igreja e sacristia.

No âmbito do processo de classificação foi também fixada uma zona especial de proteção (ZEP), a qual, segundo o despacho governamental, "tem em consideração a localização sobranceira do conjunto edificado e a forte relação que este estabelece com a envolvente, incluindo a vasta panorâmica sobre o rio Douro".

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.