Apagão deixa Mumbai às escuras durante horas e afeta serviço de comboios

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Deli, 12 out 2020 (Lusa) -- Mumbai, a capital financeira da Índia, que abriga mais de 18 milhões de pessoas, registou hoje um enorme corte elétrico que afetou a metrópole e os seus subúrbios, com impacto especial nos serviços de comboios.

O apagão generalizado, que também afetou as áreas vizinhas da capital do estado de Maharashtra, ocorreu por volta das 10:00 (05:30 em Lisboa) e durou mais de duas horas, tendo sido então parcialmente restaurado.

Os serviços ferroviários locais de Mumbai foram dos mais afetados, com a suspensão de vários comboios nas linhas central e oeste e milhares de passageiros presos nas estações durante a hora de ponta.

Cerca de três horas após o apagão, o fornecimento de energia para o transporte foi restaurado, informou o ministro da Energia do Estado, Nitin Raut.

Raut também comunicou a intenção das autoridades estaduais de investigar em profundidade as causas da queda de energia assim que o serviço for restaurado.

O apagão atingiu todos os tipos de edifícios, incluindo hospitais, e as autoridades de Mumbai insistiram, nas redes sociais, na "vigilância pessoal e próxima em todos os hospitais privados e públicos, para garantir que os seus serviços continuem sem problemas".

O gabinete do chefe do governo estadual, Uddhav Balasaheb Thackeray, comunicou as instruções dadas aos centros médicos para manter o fornecimento de energia ininterrupto para pacientes com ventiladores ou internados em cuidados intensivos.

O estado de Maharashtra é o mais afetado na Índia pela pandemia de covid-19 e acumulou 1.487.877 das 7,1 milhões de infeções no país, além de 40.349 mortes de 109.150.

Perante o corte de energia, milhares de cidadãos da capital financeira e sede da indústria cinematográfica de Bollywood recorreram às redes sociais para compartilhar as suas experiências.

CSR // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.