Sobe para 10 número de mortes por Covid-19 na Misericórdia de Bragança

| Norte
Porto Canal com Lusa

O número de óbitos associados ao surto de coronavírus na Santa Casa da Misericórdia de Bragança subiu hoje para dez com a morte de um utente de 90 anos que se encontrava hospitalizada, informou a instituição.

Em menos de duas semanas, o surto na Misericórdia de Bragança, que é maior instituição social do Nordeste Transmontano, representa um quarto do total de mortes associadas à covid-19 no distrito de Bragança, que desde o início da pandemia contabiliza 40 óbitos.

A média de idades dos utentes que morreram é de 90 anos, sendo que o mais novo tinha 78 e os mais velhos 95 anos. Todos tinham outras doenças associadas à idade avançada, segundo os responsáveis locais.

Entre os 107 utentes atualmente com a infeção, cinco estão internados no hospital de Bragança, indicou o porta-voz e membro da direção, José Fernandes, que fez um ponto de situação ao final da manhã.

O balanço até ao momento contabiliza também 46 funcionários infetados, num total de 153 casos positivos.

A Misericórdia de Bragança continua a receber resultados de testes, nomeadamente dos segundos já realizados aos utentes que deram negativo na primeira testagem, alguns dos quais estão agora a dar positivo para a infeção.

A instituição tem várias respostas sociais num complexo no centro da cidade de Bragança, nomeadamente estruturas residenciais para idosos, unidade de cuidados continuados, infantários, escola e centro de educação especial, num edifício aparte.

O surto de coronavírus ficou, segundo a direção, circunscrito aos lares de idosos.

O número de funcionários em quarentena ou isolamento profilático obrigou a um reforço de pessoas com ajuda da Cruz vermelha Portuguesa que disponibilizou de forma contínua uma enfermeira e três auxiliares.

A Misericórdia continua a contar com o apoio de uma quipá cedida pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste de dois médicos, dois enfermeiros e um auxiliar.

O porta-voz, José Fernandes, informou hoje que a instituição vai também recrutar no mercado cinco enfermeiros e seis auxiliares.

O distrito de Bragança aproxima-se dos mil casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia e regista 40 mortes associadas à covid.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.