PSD/Porto lamenta que a câmara não comemore o 25 de Abril, autarquia refuta

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 abril (Lusa) -- A concelhia do PSD/Porto lamentou hoje que a câmara não comemore oficialmente e numa cerimónia "adequada", nos Paços do Concelho, o 25 de Abril, críticas refutadas pela autarquia.

"O PSD da Cidade do Porto tomou conhecimento de que, pela primeira vez em 40 anos de democracia, o 25 de Abril não será comemorado oficialmente em cerimónia adequada nos Paços do Concelho. Só podemos considerar estranha a ausência de uma cerimónia que, designadamente nos mandatos anteriores, teve por hábito juntar e homenagear personalidades incontornáveis para o Porto e para Portugal", refere em comunicado.

De acordo com o PSD/Porto, "a não-existência desta ou outra cerimónia fragiliza o atual executivo camarário", nomeadamente o presidente Rui Moreira, que "prometeu continuar o trabalho protagonizado" por Rui Rio.

Contactado pela agência Lusa, o gabinete de comunicação da autarquia refutou estas acusações, garantindo que "a câmara tem várias iniciativas ligadas ao 25 de Abril" e que "no passado recente nunca fui feita tanta coisa em termos culturais" sobre a revolução dos cravos.

De acordo com a mesma fonte, a única coisa que a câmara fazia e não vai fazer nesta data é a entrega das medalhas do município, distinção quer era feita "num dia em que havia muita comunicação e informações sobre o 25 de Abril".

"O 25 de Abril não é o dia da cidade. O presidente da câmara decidiu, em respeito ao 25 de abril e aos homenageados, separar esses dois momentos", avança o gabinete de comunicação, que adianta ainda que esta cerimónia decorrerá em data a anunciar.

O PSD lamenta ainda que o PS, que "recorrentemente se orgulha da coligação através da qual é poder no Porto, inacreditavelmente, não tenha tomado qualquer iniciativa para organizar comemorações oficiais".

"Esperamos que esta 'falta' não signifique mais do que um esquecimento ou uma falha de organização. O PSD da Cidade do Porto enaltece os valores da Liberdade simbolizados nesta data e continuará a trabalhar empenhadamente, com responsabilidade e confiança, na construção de um Porto melhor", enfatiza.

Entre as iniciativas da Câmara do Porto está agendada, sexta-feira, a inauguração da exposição onde está o cartaz de Vieira da Silva "A Poesia está na rua", na galeria municipal.

Mário Soares, António Gomes de Pinho e Raquel Henriques da Silva são os convidados da próxima sessão do projeto do Pelouro da Cultura "Um Objeto e Seus Discursos por Semana", que decorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal, sábado, onde estará presente Rui Moreira.

Para maio, entre o dia 02 e 30, a autarquia promove ainda o ciclo "Cultura em Revolução".

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.