Diocese de Bragança não equaciona candidatar tradições da Páscoa à UNESCO

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 24 abr (Lusa) -- O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, José Cordeiro, afirmou hoje que uma eventual candidatura das tradições da Páscoa desta região a Património da Humanidade "não estar sequer a ser equacionada".

O prelado reagia a um repto lançado por um pároco às entidades locais para apoiarem uma candidatura dos rituais ligados a esta quadra religiosa a Património Imaterial da Humanidade.

"Pode ser um sonho, um idealismo, até pode ser algo como possibilidade real, mas não posso adiantar nada mais", afirmou à Lusa o bispo diocesano.

José Cordeiro reconheceu que a diocese tem "uma enorme riqueza, um património riquíssimo material e imaterial".

Por essa razão, promoveu a criação de uma Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais e também de um serviço diocesano da Pastoral do Turismo.

"São esses serviços que irão estudar e ver esse tipo de possibilidade, mas de momento não existe nada", reiterou.

O bispo disse ainda desconhecer as afirmações do pároco que, ressalvou, "são de caráter pessoal" e "nunca foi pensada ainda nenhuma estratégia da parte da diocese".

"Isso não estar sequer equacionado, para já", sublinhou.

O pároco João Carlos Estevinho lançou o repto por altura da Páscoa, alegando que rituais como a Via Sacra, o Cantar ou Encomendar das Almas ou as Dores de Nossa Senhora são comuns à Igreja Universal, mas têm nesta região "um cariz popular, uma linguagem própria que podem perder-se se nada for feito para os reabilitar".

O padre da unidade Pastoral de São Bento, de Bragança, que congrega onze paróquias, acredita que "uma candidatura a Património Imaterial da Humanidade podia permitir a recolha destas tradições e contribuir para a sua reabilitação e preservação".

"Não me importo de dar o impulso, se conseguir apoio de outras entidades, estou nessa disposição", afiançou com a expectativa de conseguir parcerias a nível autárquico, de associações e outras instituições do meio rural, como disse à Lusa.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.