Socialistas do Porto assinam pacto para maior presença jovem nas listas

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 20 jun (Lusa) -- As federações distritais do PS e da JS e a Associação Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas do Porto assinaram, na quarta-feira, um Pacto de Gerações, para que as listas socialistas às próximas autárquicas tenham uma "maior participação jovem".

Em declarações à agência Lusa, o líder da federação distrital do Porto da Juventude Socialista (JS), Tiago Barbosa Ribeiro, explicou que a assinatura deste "pacto de gerações" com o líder da federação distrital do PS/Porto, José Luís Carneiro, e o presidente da Associação Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas do Porto, Nélson Oliveira, é "inovadora".

Na opinião de Tiago Barbosa Ribeiro, este pacto resulta da cobertura que "a federação distrital do PS dá a uma reivindicação, a uma chamada de atenção para que as listas do PS nas próximas autárquicas no distrito do Porto tenham uma maior participação jovem", não sendo esta uma "reivindicação no sentido aparelhista do termo".

"Perante uma avaliação do número de jovens que tínhamos nas últimas autárquicas no distrito do Porto, este era de facto um número muito baixo. Em todos os concelhos temos muito jovens, sejam ou não militantes do PS, sejam ou não militantes da JS, que têm os seus percursos profissionais, a sua vida, mas que têm dado um contributo para a participação nos projetos autárquicos nos vários concelhos do distrito", explicou.

Para o líder da estrutura, "nomeadamente nas áreas em que eles têm vindo a intervir, os jovens devem, em listas para assembleias municipais, para as vereações, para as assembleias de freguesia e juntas de freguesia, ser também os protagonistas do projeto autárquico e não apenas espetadores ou porta-bandeiras de quatro em quatro anos".

"Este pacto será depois enviado a todos os candidatos autárquicos do PS e dirigentes concelhios responsáveis", adiantou.

Tiago Barbosa Ribeiro explicou ainda que "não há propriamente uma quota" para cumprir e que passa "pelo bom senso dos nossos candidatos".

"O que temos visto é que esse reconhecimento não tem existido como gostaríamos. Lançamos este repto, que é também um desafio. Depois de dia 05 de agosto já teremos uma avaliação desse trabalho. Vamos depois sensibilizar os nossos candidatos", disse.

O líder da JS/Porto garante que "não há aqui qualquer guerra geracional".

"Naturalmente que qualquer iniciativa que promova a renovação de uma forma geral das listas, e em particular, dentro dessa renovação, a emergência de novos e bons quadros políticos e novos protagonistas políticos, é sempre de valorizar", enfatizou.

JF // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.