Rede anti-pobreza distribui mochilas pedagógicas a crianças carenciadas

| País
Porto Canal / Agências

Bragança, 24 abr (Lusa) -- As crianças carenciadas portuguesas vão receber uma mochila pedagógica, numa iniciativa da Rede Nacional Anti-Pobreza, que quer evitar o abandono escolar por falta de condições financeiras para aquisição de material, divulgou hoje a organização.

O projeto propõe-se distribuir "quantas (mochilas) forem precisas, não há limite, serão todas as que as crianças portuguesas precisarem", garantiu à Lusa o padre Jardim Moreira, presidente da Rede Nacional Anti-Pobreza.

A iniciativa resulta de uma parceria com o Clube Millennium, a entidade que irá patrocinar as mochilas com o equipamento didático.

A seleção dos beneficiários será feita pelos núcleos distritais da rede anti-pobreza que conta 1100 instituições e pessoas associadas por todo o país.

Estes núcleos trabalham no terreno e "têm um conhecimento bastante direto das famílias e das instituições" e vão articular-se para "fazer chegar uma mochila com os elementos escolares necessários para cada criança poder ir para a escola com alguma comodidade.

"Pode não ser uma coisa excecional o que se está a fazer, mas é excecional na medida em que se está a fazer alguma coisa para ir ao encontro das famílias pobres, que têm filhos nas escolas, para que eles, ao menos, não abandonem a escola e esse é um contributo importante", defendeu.

O projeto arrancou na quarta-feira com a formalização da parceria entre as entidades envolvidas e vai abranger todos os distritos, segundo ainda o responsável.

A rede nacional anti-pobreza tem parcerias com outras entidades, nomeadamente com a Comissão Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) com o mesmo público-alvo com o propósito de ajudar na luta contra a pobreza e a dignificação da crianças e famílias.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados