Mulher acusada de matar companheiro condenada a 11 meses com pena suspensa

| Norte
Porto Canal / Agências

Famalicão, 24 abr (Lusa) - O Tribunal Judicial de Famalicão condenou hoje a 11 meses de prisão, com pena suspensa, uma mulher que era acusada pelo Ministério Público (MP) de matar o companheiro, dando-lhe com uma garrafa de vinho partida na cabeça.

A arguida acabou por ser condenada apenas pelo crime de omissão de auxílio.

A pena fica suspensa por um ano, na condição de a arguida se submeter a um tratamento às perturbações do foro psicológico de que sofre.

Nas alegações finais, o MP já tinha deixado cair a tese de homicídio, por considerar que a mulher não teve intenção de matar o companheiro, por que, segundo o procurador, nutria "um amor obsessivo".

O MP pedira a condenação em pena suspensa pelo crime de ofensa à integridade física qualificada, agravado pelo resultado (morte).

No entanto, o tribunal não deu como provadas as agressões, condenando apenas a arguida por omissão de auxílio, por ela alegadamente ter visto o companheiro no chão a esvair-se em sangue e não o ter socorrido.

Os factos remontam a 12 de maio de 2011 e registaram-se na freguesia de Castelões, Vila Nova de Famalicão, na habitação do casal, que tinham discussões frequentes derivadas dos problemas de alcoolismo de que ambos sofriam.

Segundo a acusação, a arguida, de 49 anos, agrediu o companheiro na zona do nariz com uma garrafa de vinho e depois, já com a garrafa partida, atingiu-o na cabeça, deixando-o prostrado no chão, a esvair-se em sangue.

A cena ter-se-á registado "a altas horas da noite", mas só depois das 06:00 do dia seguinte é que a arguida terá chamado os bombeiros.

Em tribunal, a arguida explicou que atirou a garrafa de vinho "para trás" quando ia a fugir das agressões do companheiro, que disse serem constantes, mas garantiu que não lhe acertou.

Acrescentou que, quando o companheiro estava estendido no chão, ainda lhe disse para ir para a cama, mas ele não acedeu, pelo que lhe colocou um cobertor por cima.

"Só quando acordei e fui à beira dele é que vi uma poça de sangue", disse ainda, sublinhando que antes "nunca" pensara que ele precisasse de ajuda.

Uma versão que não convenceu o tribunal, que a condenou por omissão de auxílio.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.