PSP de Vila Real regista descida da criminalidade há cinco anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 24 abr (Lusa) -- O comandante da PSP de Vila Real, Vítor Soares, afirmou hoje que a criminalidade decresce há cinco anos consecutivos no distrito transmontano, que, em dois anos, perdeu cerca de 20 agentes policiais para a reforma.

O responsável, que falava no decorrer das comemorações do 131.º aniversário do Comando Distrital da PSP, referiu que a criminalidade registada nas cidades de Vila Real e Chaves representa "apenas entre 6,6 a 6,7%" do total nacional.

"Nós já estamos há cinco anos a decrescer os índices de criminalidade", sublinhou.

Em 2013, a PSP registou 1.122 ocorrências em Chaves, o que representa 51,4% do total do distrito, e foram ainda contabilizadas 1.072 ocorrências em Vila Real.

Estes números revelam um decréscimo de 0,3% face a 2012. Já no primeiro trimestre de 2014, segundo o comandante, verificou-se uma diminuição de 4%.

Ainda no ano passado, a Polícia efetuou 186 detenções, mais 12% do que em 2012.

Vítor Soares explicou que, no distrito transmontano, se detetam principalmente crimes contra o património, seguidos pelos crimes contra as pessoas e crimes contra a vida em sociedade.

Algumas das preocupações reveladas pelo comandante estão relacionadas com tipos de "comportamentos antissociais" que considera que são "fortemente influenciadores do sentimento de segurança da população".

"De facto, o vandalismo, os 'grafitis' e a delinquência juvenil, entre outros, são geradores de desassossego e intranquilidade, objeto de frequentes manifestações de desagrado e de reclamações, aspetos pelos quais as respostas policiais possíveis não são satisfatórias, parte das vezes por dificuldades do seu enquadramento jurídico ou de instrumentos para a sua aplicação em tempo oportuno", salientou.

Por isso mesmo, o responsável defendeu a necessidade de serem "aperfeiçoados os modelos de policiamento que privilegiem a proximidade, o reforço da visibilidade, a dissuasão e a interação com os cidadãos".

Questionado sobre os meios da PSP de Vila Real, o responsável referiu aqui se se verifica "um problema transversal a todo o país" e que se reformaram cerca de 20 agentes nos últimos dois anos.

Vítor Soares garantiu que "mesmo com menos, a PSP tem conseguido fazer mais", pelo que frisou que "não há problema nenhum para a população".

No entanto, disse também que se trata de um problema de que a Direção Nacional "está ciente" e que se está a estudar "uma forma de repor" o efetivo, apesar de reconhecer que "vai ser um pouco difícil".

A Polícia conta atualmente com 192 elementos que estão espalhados pelas cidades de Vila Real e Chaves.

A festa de aniversário do Comando da PSP decorreu no edifício do antigo Governo Civil, que foi cedido a esta força de segurança.

No entanto, até ao momento, apenas passaram para este local as secções de investigação criminal, armas e explosivos e o núcleo de segurança privada, estando agora nas mãos da Direção Geral de Infraestruturas do Ministério da Administração Interna a decisão da concentração de todos os serviços desta Polícia neste espaço.

Para o efeito, terão que decorrer algumas obras de adaptação e será necessário realojar algumas entidades que ainda ali permanecem.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.