Cineteatro de Monção renovado após décadas de abandono recebeu 31 mil pessoas num ano

| Norte
Porto Canal / Agências

Monção, 24 abr (Lusa) - O renovado cineteatro João Verde, explorado pela Câmara de Monção, recebeu mais de 31 mil pessoas nas atividades realizadas no primeiro ano de funcionamento, as quais geraram lucro, o que aconteceu após décadas de abandono.

Os números foram divulgados hoje pela Câmara de Monção, na véspera de se cumprir o primeiro ano de funcionamento do 'novo' cineteatro, que em 25 de abril de 2013 representou também o regresso da projeção de cinema comercial à vila.

Trata-se de um equipamento que abriu ao público em junho de 1949, mas que, segundo fonte municipal, com a "ascensão do vídeo e o declínio do cinema", foi encerrado pelos proprietários no último dia de 1986, ficando então "votado ao abandono".

As obras de reabilitação do cineteatro João Verde, promovidas pela autarquia ao longo de vários anos, custaram 2,5 milhões de euros, suportadas por fundos comunitários.

No último ano, sempre sob gestão municipal, o espaço recebeu 149 projeções de cinema, com 21.862 espetadores, além de 44 espetáculos, que movimentaram mais 8.289 pessoas, entre outras iniciativas.

No total, 31.158 pessoas assistiram às 237 atividades ali realizadas, as quais custaram quase 89 mil euros aos cofres do município. Contudo, também segundo a Câmara de Monção, geraram receitas de 92.413 euros.

"Podendo-se concluir que a receita de bilheteira cobre e suporta todas as despesas com o cinema e com os demais espetáculos, ficando um saldo positivo no final deste primeiro ano de atividade no valor de 3.428,07 euros", enfatiza fonte do executivo municipal, liderado pelo socialista Augusto Domingues.

A autarquia assume, por isso, que foi "um ano de sucesso" para o cineteatro João Verde, já que o equipamento mobilizou, além da população de Monção, visitantes dos concelhos vizinhos de Valença, Paredes de Coura, Melgaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha e até da Galiza.

Trata-se de um edifício adquirido em 1998 pela autarquia, em total estado de abandono, por 350 mil euros.

Seguiram-se obras de requalificação divididas por duas fases, a primeira adjudicada por 1,1 milhões de euros e que incidiu no exterior do imóvel. Contemplou a "consolidação dos paramentos e a execução de novas divisões, coberturas e caixilharias", recorda o município.

A segunda fase da reabilitação custou 1,4 milhões de euros e envolveu a recuperação de tetos, paredes e pavimentos, entre outras.

O cineteatro João Verde passou a ter lotação para 300 pessoas e, além de condições para a projeção de filmes comerciais, pode ainda receber concertos musicais, peças de teatro, seminários, colóquios, encontros e exposições.

PVJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.