Vigília silenciosa na UMinho de homenagem aos três alunos mortos

Vigília silenciosa na UMinho de homenagem aos três alunos mortos
| Norte
Porto Canal

Centenas de alunos da Universidade do Minho participaram hoje numa vigília silenciosa de homenagem aos três estudantes daquela academia que morreram na quarta-feira, na sequência da queda de um muro.

A vigília demorou largos minutos, não tendo a chuva intensa que caiu sido suficiente para desmobilizar os alunos.

Uma homenagem marcada por rostos carregados, algumas lágrimas, muita emoção e muito poucas palavras.

"Não há nada para dizer, é uma coisa que fica encravada cá dentro e que vai custar a sair", referia Pedro, um dos alunos presentes na vigília.

O acidente ocorreu na noite de quarta-feira, quando um grupo de alunos de Engenharia Informática foi apanhado pela queda de um muro, nas imediações da universidade.

Um estudante da Universidade do Minho que assistiu ao acidente garantiu hoje que o acidente que matou três alunos daquela academia ocorreu "num contexto de praxe, mas não por ordem de quem estava a praxar".

"Estava na esplanada de um café e assisti a tudo. É verdade que o acidente ocorreu num contexto de praxe, mas não foi resultado de uma qualquer ordem de quem estava a praxar", referiu Filipe Silva, aluno do 3.º ano de Línguas Aplicadas.

Filipe Silva referiu que estava a decorrer uma "guerra de cursos", entre alunos de Medicina e de Engenharia Informática.

"Mas uma guerra de cursos não é nenhuma batalha campal. É apenas um despique, para ver quem grita mais alto", explicou.

Disse ainda que os alunos do curso de Medicina já estavam a ir embora, por alegadamente terem perdido a guerra, ficando os de Engenharia Informática a "cantar vitória".

Nos festejos, três alunos subiram a um pequeno muro, que acabou por ceder, atingindo os colegas que estavam na base.

"Os praxantes também foram atingidos", disse ainda Filipe Silva.

Três alunos morreram e quatro sofreram ferimentos ligeiros.

O caso está a ser investigado pelas autoridades policiais e judiciais.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.