Ministério da Educação lamenta morte de estudantes da Universidade do Minho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 abr (Lusa) - O ministro da Educação, Nuno Crato, lamentou hoje o acidente nas imediações da Universidade do Minho, em Braga, que provocou a morte de três estudantes, sublinhando que os acontecimentos serão investigados pelas autoridades competentes.

Durante a conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Nuno Crato lamentou "os trágicos acidentes que ocorreram no Minho" e transmitiu as condolências aos familiares, amigos e colegas dos estudantes que na tarde de quarta-feira morreram e ficaram feridos na sequência da queda de um muro.

"Os trágicos acontecimentos no Minho estão muito frescos, mas serão certamente investigados pelas autoridades competentes", afirmou hoje Nuno Crato, quando questionado pelos jornalistas sobre a eventual atuação do Ministério da Educação e Ciência.

Na quarta-feira, a queda de um muro nas imediações da universidade matou três estudantes e feriu outros quatro (que já tiveram alta), todos do curso de Engenharia Informática.

Entretanto, o reitor da Universidade do Minho, António Cunha, afirmou hoje que é preciso esperar pelos resultados do inquérito das autoridades policiais e judiciais para apurar as circunstâncias da morte de três alunos daquela academia, na quarta-feira.

"É absolutamente importante esperar pelo inquérito", referiu António Cunha, quando questionado sobre a eventualidade de a tragédia ter acontecido num contexto de praxe.

O reitor reiterou "condolências e solidariedade" às famílias e amigos das vítimas.

As circunstâncias do acidente estão a ser investigadas pelas autoridades policiais. A peritagem aos escombros do muro começou esta manhã, segundo o presidente da câmara, Ricardo Rio, e está a ser desenvolvida por elementos do Departamento de Engenharia da academia.

O autarca referiu que "não tinha chegado à câmara qualquer notificação" sobre o eventual mau estado do muro.

SIM/VCP // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.