Covid-19: França regista 12.148 casos e 48 mortes nas últimas 24 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 02 out 2020 (Lusa) -- A França registou 12.148 novos casos de covid-19 e 48 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total de infetados para 589.653 e 32.155 óbitos, desde o início da pandemia.

O índice de positividade nos testes de diagnóstico está agora em 7,7%, anunciou hoje a Agência de Saúde Pública no seu portal 'online'.

Nos hospitais, 4.058 pessoas foram internadas devido ao novo coronavírus nos últimos sete dias, dos quais 835 em Unidades de Cuidados Intensivos.

As autoridades de saúde acrescentaram ainda que existem 1.246 fontes ativas de contágio sob investigação, 93 delas apareceram nas últimas 24 horas, e 255 das quais são em lares.

Dos 101 departamentos do país, 66 estão em situação de alta vulnerabilidade.

O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, admitiu na quinta-feira que o país vive uma fase de agravamento da circulação do vírus, que coloca o sistema de saúde sob pressão.

O executivo vai decidir durante o fim de semana se coloca Paris como zona de alerta máximo, o que pode implicar o encerramento total de bares e restaurantes.

A situação em Lille, Lyon, Grenoble, Toulouse e Saint-Étienne é igualmente preocupante e, se não melhorar, estas cidades serão também incluídas nessa classificação.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

AXYG // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.