Valorização do euro trava aumento de mais 700 ME na dívida pública - UTAO

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 abr (Lusa) - A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que a valorização do euro tenha impedido que a dívida pública aumentasse mais 700 milhões em 2013, além da subida que já se verificou.

De acordo com a nota sobre as contas nacionais das administrações públicas em 2013 da UTAO, a que a Lusa teve hoje acesso, "a variação da dívida pública em 2013 fixou-se em 8,8 mil milhões de euros, valor superior em 649 milhões de euros ao défice orçamental".

No entanto, acrescentam os técnicos independentes que apoiam o parlamento, "registou-se durante 2013 uma perda de valor em euros da dívida nominada em outra moeda que não euro", pelo que "não considerando o efeito cambial, a dívida pública subiu aproximadamente 9,5 mil milhões de euros", um aumento superior em 700 milhões à variação registada.

A título de exemplo, a UTAO refere que o euro se apreciou face à moeda em que é nominada a dívida do Fundo Monetário Internacional (direitos de saque especiais), o que permitiu "uma redução da dívida em 0,6 pontos percentuais do PIB".

"No total, em 2013, a evolução do euro permitiu uma redução da dívida pública em 719,9 milhões de euros", o equivalente a 0,4% do PIB, estima a UTAO.

Em 2013, a dívida pública atingiu os 213,6 mil milhões de euros, o que corresponde a 129% do PIB, depois de, em 2012, se ter fixado nos 124,1 por cento. Excluindo o efeito cambial, o rácio da dívida pública teria atingido os 129,4% do PIB.

Além disso, a UTAO refere que o défice em contabilidade nacional, de 4,9% do PIB, "não alcançou o objetivo estabelecido na proposta do Orçamento do Estado para 2013", ainda que tenha superado os objetivos revistos no âmbito dos orçamentos retificativos e "evidenciado uma melhoria face ao ano anterior".

O défice ajustado de operações extraordinárias (recapitalização do Banif e perdão fiscal) foi de 5,3% do PIB, uma melhoria de 0,7 pontos percentuais face a 2012, calculou a UTAO.

ND // HB

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.