Jornadas do PS arrancam com balanço crítico dos 2 anos de Governo PSD/CDS

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 jun (Lusa) - O PS inicia hoje umas jornadas parlamentares de dois dias, com o objetivo de fazer um balanço de dois anos de Governo e apresentar propostas alternativas, aproveitando para destacar o trabalho de autarcas socialistas na Grande Lisboa.

Estes objetivos foram transmitidos aos jornalistas na quarta-feira pelo presidente da bancada socialista, Carlos Zorrinho, na apresentação do programa das Jornadas Parlamentares do PS, que se realizam em Oeiras e Sintra.

"Vamos realizar as nossas jornadas parlamentares exatamente quando se assinalam dois anos de funções do Governo", declarou Carlos Zorrinho, adiantando que os deputados do PS visitarão também concelhos do distrito de Lisboa, como Cascais, Arruda dos Vinhos e Mafra.

No primeiro dia das jornadas, o secretário-geral do PS, António José Seguro, estará presente na visita à Sicasal, em Vila Franca do Rosário (Mafra) e, à noite, no jantar em Oeiras.

A sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do PS, prevista para as 15:00 horas, no auditório da AERLIS em Oeiras, terá intervenções do presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), Marcos Perestrello, do candidato socialista à presidência da Câmara de Oeiras, Marcos Sá, e do líder do Grupo Parlamentar, Carlos Zorrinho.

Já a sessão de encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, na sexta-feira, ao fim da manhã, em Sintra, terá discursos de Carlos Zorrinho, do candidato socialista à presidência da Câmara de Sintra, Basílio Horta, e do secretário-geral, António José Seguro.

Depois, entre a tarde de hoje e a manhã de sexta-feira, os deputados socialistas estarão presentes em debate em três painéis distintos: "Emprego e crescimento económico, contributo para uma nova política europeia"; "As políticas de austeridade e o seu impacto social"; "O combate à exclusão social, o contributo das autarquias".

Para as questões económicas e de política europeia, o PS convidou o economista António Perez Metelo e o professor da Universidade do Minho Manuel Caldeira Cabral.

Sobre os efeitos das políticas de austeridade, os deputados socialistas vão ouvir intervenções do padre Lino Maia (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) e de Rui Duarte (Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal).

No terceiro e último painel, referente ao combate à exclusão social, são oradores os presidentes de Câmara Joaquim Raposo (Amadora), Carlos Teixeira (Loures), Susana Amador (Odivelas) e Maria da Luz Rosinha (Vila Franca de Xira).

SMA/PMF // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.