BPI passa de lucro a prejuízo de 104,8ME no 1.º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 abr (Lusa) - O BPI teve um prejuízo de 104,8 milhões de euros no primeiro trimestre, contra um lucro de 40,5 milhões de euros no mesmo período de 2013, devido às menos-valias geradas com a venda de dívida pública portuguesa e italiana.

"O resultado líquido consolidado no 1.º trimestre de 2014 foi penalizado pelo contributo negativo em 129,2 milhões de euros da atividade doméstica e é especialmente influenciado por menos-valias de 102 milhões de euros (-132 milhões de euros antes de impostos) realizadas na venda de dívida pública de médio e longo prazo de Portugal e Itália", disse o banco em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A instituição liderada por Fernando Ulrich afirmou ainda que o "resultado da atividade doméstica continua também afetado pelo custo dos 'CoCo' [instrumentos híbridos subscritos pelo Estado] e pela manutenção do custo dos depósitos a prazo em níveis elevados e por taxas Euribor em valores baixos".

Já as operações internacionais contribuíram para o resultado com lucros de 24,4 milhões de euros, mais 26,4% do que há um ano.

Ainda entre janeiro e março, a margem financeira do BPI caiu 3,6% para 112 milhões de euros e o produto bancário recuou 72,5% para 94,8 milhões de euros.

IM//CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.